
Ensinar diversidade. Qual a importância em ensinar história Afro-brasileira e Indígena em sala de aula?
Autores convidados:
Osvaldo Mariotto Cerezer – autor do livro Ensinar História Afro-Brasileira e Indígena no Século XXI: A Diversidade em Debate.
Luís Tomás Domingos – autor do livro África e Diásporas: Divergências, Diálogos e Convergências.
Cicinato Mendes da Silva – autor do livro A Vitoriosa Sobrevivência dos Indígenas da Amazônia.
Mediação: Sara Coelho
Nós da Editora Appris valorizamos muito a disseminação de conhecimento de qualidade e o constante aprendizado de nossos autores, para ensinar com excelência. Seja por meio de uma sala de aula, pela tela de um computador, celular ou ao escrever um livro.
Conhecimento e educação são aquilo que nos move e motiva a idealizar um mundo melhor!
Foi pensando nisso, que desenvolvemos a ideia de promover debates online com temas de grande relevância para o meio educacional, de acordo com cada temática selecionada para o mês. Agora em setembro estamos dando destaque a coleção “Africanidades e Indigenismo”.
Convidamos três autores renomados no meio acadêmico, ao ensinar sobre história Afro-Brasileira e Cultura indígena, para debaterem sobre a falta dessas temáticas em sala de aula, qual a sua importância e o papel do educador nesse cenário.
E o melhor, essa aula é
TOTALMENTE GRATUITA. São
apenas 30 vagas, APROVEITE!
Conteúdo totalmente gratuito, 100% on-line e será produzida no aplicativo Zoom, mediante o aceite do convite, que será enviado nos dias 25/09/2020, às 19h, horário de início do debate.
AVISO: o número de vagas para esta turma está se esgotando, garanta já a sua!

Osvaldo Mariotto Cerezer
Quem sou eu >
Osvaldo Mariotto Cerezer é licenciado em História pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Educação pela UFU, com Bolsa Capes na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Editor da Revista História e Diversidade do Curso de História da Unemat. Professor do Departamento de História da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Cáceres. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Diversidade e Ensino de História. Tem experiência na área de História, Prática de Ensino de História, Educação, atuando principalmente na formação de professores e ensino de História e cultura africana, afro-brasileira e indígena.
Autor do livro
Ensinar História Afro-Brasileira e Indígena No Século XXI: A Diversidade em Debate

Obra disponível para venda em nosso site. Aproveite a promoção de frete grátis!
Autor do livro
África e Diásporas: Divergências, Diálogos e Convergências

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Luís Tomás Domingos
Quem sou eu >
Formado em Filosofia pelo Seminário Maior de Santo Agostinho em Moçambique, possui graduação em Sociologie pela Universite de Paris VIII - França, graduação em Ethnologie - Universite de Paris VIII (1997)-França, mestrado em Anthropologie et Sociologie du Politique et du Développement - Universite de Paris - França e doutorado em Anthropologie et Sociologie du Politique - Universite de Paris VIII -França. Atualmente é professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Unilab - Ceará/Brasil. Docente e vice- coordenador local do Programa Associado de Pós-Graduação em Antropologia - PPGA da Universidade Federal do Ceará - UFC e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira , Unilab. Docente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Acadêmico em Sócio-Biodiversidade Tecnologias Sustentáveis - MASTS, Unilab. Docente do curso de Antropologia - Unilab. Coordenador do Núcleo dos Estudos Africanos e Afro-Brasileiros - NEAAB - Unilab. Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia da Política, com ênfase em Antropologia Social e Cultural atuando principalmente nos seguintes temas: identidades sociocultural e política, étnico-raciais, religiosidade de Matriz Africana, estudos Africanos e Afrodescendentes, África, Brasil.

Edmilza dos Santos Ferreira
Quem sou eu >
Descendente dos índios Mundurucus e Satere Maué, a autora é mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas - UEA. Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Gama Filho. Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente trabalha no centro de formação de professores (Semed) atendendo professores da área urbana e rural (indígenas, quilombolas e ribeirinhos). Também faz parte do Comitê Municipal de Educação do Campo, Rios e Florestas.
Autora do livro
Escola Indígena: Uma Proposta para o Ensino de Ciências Naturais

Obra disponível para venda em nosso site. Aproveite a promoção de frete grátis!
Benefícios do debate:
-
Totalmente gratuito;
-
Conteúdo exclusivo para o seu aprimoramento profissional e pessoal;
-
100% on-line;
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Debate com alguns dos acadêmicos mais respeitados na área de Africanidades e Indigenismo no Brasil;
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Ambiente de perguntas e respostas aos autores;
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Inteiramente patrocinado pela Editora Appris e cortesia aos professores acadêmicos.
Programa:
Inteiramente patrocinado pela Editora Appris e cortesia aos professores acadêmicos.